30 Anos: Phantasy Star Master System [DIRETO DO BAÚ]

PHANTASY STAR, 30 ANOS, OBRIGADO SEGA!

Fala meu povo nerd, a saga de Alis e seus companheiros em Phantasy Star completou 30 anos no dia 20 de Dezembro de 2017.

As recordações são enormes, mas para nós lusófonos essa joia só chegou em 1991, graças aos esforços da Tectoy.

Antes de falarmos um pouco mais sobre a saga, um fato interessante. A versão japonesa tinha o som em FM, proporcionado pelo chip Yamaha YM2413 do Master System japonês. Confira aqui.

Aposto que deu vontade de jogar outra vez, só pra curtir esse som!

Mas vamos a mais um assunto da Série de Artigos Direto do Baú.

O SISTEMA SOLAR ALGOL

O jogo tem como cenário o sistema solar Algol, composto por três planetas, Palma, Motavia e Dezoris.

  • Palma: Seus habitantes são o equivalente aos seres humanos, o planeta é composto por florestas e oceanos.
  • Motavia: Um planeta desértico, colonizado pelos habitantes de Palma. Os nativos são uma espécie humanoide de rato com pelugem azul e olhos vermelhos.
  • Dezoris: Um planeta coberto por gelo. Os nativos se parecem muito com o vice-rei Nute Gunray da Federação do Comércio em Star Wars. Mera coincidência?

ENREDO DE PHANTASY STAR

A história é sobre Alis, irmã de Nero, que foi assassinado tentando descobrir os planos maléficos do Rei Lassic. Ela parte em uma jornada perigosa para vingar o irmão e libertar os povos de Algol.

Com o desenrolar do jogo, ela busca a ajuda de outros personagens como Odin, Myau e Noah. Eles precisam se equipar derrotando diversos inimigos, viajando pelos planetas para enfim enfrentar Lassic.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

Phantasy Star revolucionou o mercado com algumas características inovadoras par o seu tempo.

  • Dungeons 3D: Em primeira pessoa, o jogador caminha por infindáveis labirintos derrotando criaturas em busca de tesouros.
  • Bate-papo com monstros: É possível conversar com monstros no combate, seja normalmente, ou com uso de magias. Tais conversas podem permitir que os personagens fujam.
  • Animações de batalha: Primitivas, porém era o que dava para fazer na época.
  • Fantasia/Futurista: Aqui eles conseguiram misturar o uso de espadas com pistolas e naves espaciais, além de veículos como barcos e escavadores.
  • Sistema RPG Old School: Com pontos de experiência para avançar de nível, evoluindo os personagens.
  • Armazenamento das partidas: Sim, ele possuía memória interna no cartucho com cinco slots para salvar os jogos.

FATOS CURIOSOS

Phantasy Star

A Sega e a Tectoy estavam com tudo, e Phantasy Star mostrou toda a ambição da disputa mundial com a Nintendo. O jogo chegou a custar mais caro que o console, vendendo horrores inclusive aqui.

A SUPERGAME, revista especializada da SEGA anunciou massivamente a chegada do jogo em português, trazendo muitas dicas mensalmente.

Depois de muito apanhar do jogo, meu avô comprou um livreto chamado Guia Games. Ele tinha uma porrada de passo-a-passo de diversos jogos, mas a cereja do bolo era o guia completo do jogo, inclusive as DUNGEONS.

Sobre a imagem acima, vocês conseguem imaginar um nerd com 10 anos de idade em 1991 infernizando seus parentes para comprar o jogo?

Pois bem, na cabeça deles um jogo com três meses de duração, iria economizar uma puta grana com aluguel de cartuchos kkkkk. E foi assim sem dúvida. A grana que a Tectoy pagou num anúncio de duas páginas, certamente valeu a pena.

 

O ATENDIMENTO TECTOY

Outro fato curioso que aconteceu comigo, foi o defeito na memória do cartucho de Phantasy Star.

O problema é que naquela época eu não tinha conhecimento algum de eletrônica. Isso fez com que eu e meus amigos salvássemos o jogo infinitas vezes em diversos slots. Pena que não dava certo kkkk.

Até pensarmos que havia realmente algum problema, o Master System ficou ligado por dias. Chegamos a buscar o Noah quatro vezes e na hora de salvar, frustração pura.

Um certo dia resolvi comparar um cartucho com outro, e vi que no Phantasy Star estava faltando dois contatos. Liguei na Tectoy e eles confirmaram o defeito.

Meu pai chegou em casa e eu já tinha deixado tudo certinho para ele levar no dia seguinte. A Tectoy foi tão foda que meu pai chegou lá com a nota fiscal e o jogo na caixa.

Eu já imaginava que esperaria por dias eles resolverem o problema. O meu pai chegou de noite com um jogo novo. A Tectoy trocou para mim, sem eu pedir e ainda deram diversas dicas por escrito para mim.

OBRIGADO TECTOY, eu tenho certeza que vocês sabem que fizeram uma criança feliz.


CONCLUSÃO

Bom, eu me diverti demais e sempre que sobra um tempo eu jogo outra vez. Tanto este como a sequência e os remakes.

Deixo aqui uma pergunta. Quem de vocês achava que apertar o botão no momento que o inimigo atacava ajudava a defender o ataque? kkkk

Confiram outros posts sobre games aqui.

OBRIGADO SEGA! OBRIGADO TECTOY!

Tags

, , , , ,